TI e área de comércio exterior – entenda a relação!

TI e comércio exterior são duas áreas que se relacionam cada vez mais nos processos de uma empresa. 

Neste artigo queremos te mostrar como a tecnologia da informação junto ao comércio exterior pode trazer soluções inovadoras que aumentem a produtividade e eficiência das operações. 

Qual a relação entre o TI e o Comércio Exterior? 

A lógica desta relação é simples, já que quanto mais dados tiver em mãos, melhores e mais fáceis serão os negócios. Com isso, é muito importante desenvolver e organizar cada informação nova. Porque assim, vai ter resultados nítidos, como:

  • Rapidez nos processos;
  • Aumento de vendas;
  • Satisfação do cliente. 

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso quem quer se diferenciar precisa buscar o que seu público alvo mais deseja. Assim, é crucial ter soluções únicas para a sua empresa e investir em ferramentas de gestão que se conectem. 

A Tecnologia de Informação (TI) tem muitos recursos que servem como base para armazenar e lidar com dados. Dessa forma, dá para coletar, analisar e processar o que importa de verdade nos resultados finais.

Em um setor tão complexo quanto o Comércio Exterior, quem toma as decisões corretas torna- se referência. Por isso, a tecnologia é um dos seus maiores aliados.

Como a tecnologia de informação ajuda a evitar erros?

É comum que os processos de uma transação internacional tenham muita burocracia. Por isso, quando a gestão de arquivos é feita de modo manual, há chances de que erros ocorram, podendo levar a sérios problemas.

Para evitar isto, um sistema automático e conectado se torna crucial. Dessa forma, TI e comércio exterior devem andar juntos para que a organização consiga avançar a nível global e ganhar mais eficiência.

Quais as vantagens de integrar TI e comércio exterior?

Unir as duas áreas traz vários benefícios para a organização, o que se reflete em economia e agilidade. Veja a seguir algumas das vantagens que mais se destacam:

Reduz o retrabalho

Com soluções especialistas na gestão de comércio exterior, todos os departamentos têm acessos aos mesmos dados. Dessa forma, é possível unir setores e tornar o serviço mais rápido, com um bom fluxo.

Evitando o retrabalho é possível se certificar que cada etapa foi cumprida. Ou seja, é mais difícil que falte algum documento quando o processo for concluído.

Ajuda a tomar decisões corretas

Quando se alia TI e comércio exterior as informações são mais claras, o que ajuda a gestão a tomar decisões melhores. Mas, para isso, é preciso analisar os dados certos e ter uma visão ampla do que ocorre na operação e na administração.

Otimiza recursos

Encontrar sinergias de recursos humanos, processos e tecnologias pode ser muito importante para otimizar custos e aumentar a produtividade, assim como, claro, a competitividade da organização. 

Qual a melhor forma de aliar TI e comércio exterior?

A área de comércio exterior gerencia complexidade, múltiplos intervenientes e conhecer com profundidade esses processos torna-se uma tarefa realmente desafiadora. 

Mas o setor de tecnologia pode suportar a área de negócio contando com soluções robustas, seguras e ao mesmo tempo tendo o suporte de especialistas que realmente consigam navegar em cenários específicos de negócios e lidar com complexidades, como por exemplo, regimes aduaneiros especiais. 

Foto: O comércio exterior é uma área que se destaca a cada dia mais por conta da globalização

Apoiar o time de comércio exterior com agilidade para cumprimento de prazos é essencial Assim, faz-se necessário ter um parceiro especialista que entenda dos processos de comércio exterior, e ao mesmo tempo, de questões técnicas para evitar a paralisação de toda a operação.

Nós da NGR Global contamos com um time altamente capacitado para trazer ao negócio soluções que descomplicam a gestão de comércio exterior, reduzindo custos e solucionando problemas de forma ágil, assertiva e eficiente.

Quer se manter atualizado sobre a área de Comércio Exterior e Tecnologia? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

 

Perguntas frequentes

Quais os principais impactos da evolução tecnológica no Comércio Exterior?

Seu principal impacto está no resultado, já que torna a performance da empresa melhor e aumenta a rentabilidade do negócio.

Por que a tecnologia é fundamental no processo de importação e exportação?

Elas permitem controlar e gerenciar melhor cada etapa e evita que erros sejam cometidos ao longo dela.

Qual a importância da tecnologia no processo de importação?

São sistemas que centralizam informações e dados em um único lugar e por isso tornam mais fácil a sua análise.

Agende um horário para conversar conosco e descubra como podemos ajudar
Navegue por tópicos

Compartilhe via
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conteúdos Relacionados