A automação robótica de processos, ou RPA, está revolucionando a dinâmica de atividades no comércio exterior, e tem sido adotada como alternativa por muitas organizações com o objetivo de eliminar tarefas rotineiras e melhorar a produtividade dos setor.
Você conhece os processos que podem ser automatizados pelo RPA e seus benefícios?
Confira a seguir para entender mais sobre a ferramenta que está inovando o setor de comércio exterior.
O que é RPA?
RPA é a sigla para Robotic Process Automation, ou, em tradução livre, Automação Robótica de Processos. Trata-se de uma tecnologia que tem como principal premissa o uso da lógica de negócios e de informações estruturadas, de forma que seja possível automatizar atividades.
Por meio das ferramentas de RPA, é possível criar um “robô” para realizar a interpretação de comandos, processos e atividades para diversos fins, como:
- Processar uma determinada informação;
- Manipular dados diversos;
- Enviar respostas;
- Comunicar e integrar com outros softwares e/ou aplicações.
Os cenários de atuação do RPA são variados, desde baixa complexidade, como uma resposta automática de e-mail utilizando bots, até mais elaboradas, como a automatização de uma sequência de atividades.
Por isso, o interesse das empresas tem aumentado em relação ao uso dessa tecnologia no ambiente corporativo, visto que é possível ter ganhos relevantes.
Além disso, o RPA pode intermediar o uso de outras ferramentas, como Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), visando a construção de uma automação mais completa.
Como o RPA funciona no comércio exterior?
O RPA possibilita que as rotinas operacionais sejam executadas de forma automática, mitigando erros operacionais e reduzindo o volume de atividades repetitivas.
A área de Comércio Exterior (Comex) possui diversos trâmites e processos burocráticos envolvidos, devido aos órgãos fiscalizadores. Dessa forma, existem muitas rotinas que são mecânicas e operacionais.
Com o RPA automatizando processos repetitivos e até mesmo exaustivos, se deixados a cargo dos colaboradores, a organização encontra a oportunidade de readequar as equipes de trabalho para atividades mais estratégicas, que desafiem e estimulem a produtividade das pessoas, valorizando suas maiores capacitações.
No Comércio Exterior, essa vantagem se mostra fundamental. Como resultado, podemos destacar uma cultura corporativa amadurecida digitalmente, com sinergia e equilíbrio para conquistar um novo patamar competitivo.
Na prática, o RPA modifica as estruturas operacionais a fim de proporcionar ganhos elevados de eficiência, segurança e adaptabilidade.
Para os que lidam com o dia a dia do Comex brasileiro, trata-se de uma opção viável e capaz de ampliar o alcance estratégico do gestor, sempre sob o respaldo de um plano de fundo digitalizado.
Quais são os benefícios da automação de processos com o RPA?
Com a eliminação das atividades manuais mais repetitivas, a área de comércio exterior passa a aproveitar uma série de benefícios, como:
● Eliminar erros de digitação e trabalho manual
Com um grande volume de informações que são tratadas manualmente, existe a possibilidade de um aumento nos erros de digitação.
A execução de atividades manuais, no geral, não traz muitos benefícios para as organizações, por conta dos recursos e tempo que demandam dos funcionários.
Além dos riscos de informações com erros de digitação e falhas no conteúdo, existe a motivação do colaborador, que pode prejudicar o andamento do trabalho.
Dessa forma, implementando o RPA na automatização do input de dados em sistemas para preenchimento de formulários, os riscos de falhas de digitação reduzem consideravelmente e torna-se possível mitigar riscos.
● Otimizar o tempo
Além disso, utilizando o RPA nos processos operacionais, é possível ver uma melhoria significativa no tempo de execução das atividades.
Visto que reduzirá a intervenção humana na realização das tarefas manuais e repetitivas, e como consequência, as empresas conseguem aumentar a produtividade
● Garantir a qualidade das informações
Ainda, com a otimização de tempo e eliminação dos riscos de erros e preenchimento incorreto de dados, é possível ter um ganho relevante na qualidade das informações geradas.
Já que elas serão mais assertivas e livres de falhas operacionais, pois todo o processo será executado pelo RPA, garantindo a qualidade de todas as informações.
● Segurança, compliance e redução de custos
Por fim, a redução de custos é um dos principais fatores motivacionais para que os negócios realizem investimentos em RPA no segmento do comércio exterior.
Isso porque haverá uma diminuição de custos devido a otimização da operação.
Além disso, os processos são executados com maior segurança e dentro das normas de compliance, visto que estão inseridos dentro de um conjunto de boas práticas e métodos padronizados automaticamente para a realização das tarefas.
A empresa adquire também uma cultura corporativa amadurecida digitalmente, com sinergia e equilíbrio para conquistar um novo patamar competitivo.
RPA: solução tecnológica a favor do comércio exterior
O RPA é uma tecnologia que permite o crescimento do setor de comércio exterior, trazendo recursos que garantem eficiência operacional, redução de custos e maior engajamento de colaboradores.
Por isso, é uma solução completa para que a empresa obtenha processos mais assertivos, riscos mitigados e mais segurança, visto que as informações e dados serão tratados de forma automatizada.
Assim, vale a pena conhecer mais sobre esse recurso e considerar implementá-lo na organização, para aproveitar essas e outras vantagens no cotidiano das suas operações.
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