A automação de processos de TI desempenha um papel muito importante na otimização das operações do setor logístico e de transporte.
Leia e saiba como sua empresa pode ter ganhos significativos de eficiência, redução de erros e de custos, bem como tomada de decisões mais assertivas.
Mas, para conquistar todos os benefícios, contar com as ferramentas adequadas, é essencial. Venha conosco e prepare suas operações para o futuro!
O que é um processo de TI?
Denominamos processos de tecnologia da informação o conjunto de ações realizadas pelo departamento de TI com o objetivo de gerenciar e dar suporte às soluções tecnológicas dentro de uma empresa.
Isso engloba a seleção de ferramentas mais adequadas para atender às demandas da organização, tanto para os setores de logística e transporte quanto para outras áreas. Além disso, abrange assistência técnica, medidas de segurança cibernética e a prevenção ou resolução de incidentes, entre outros aspectos.
Automação de processos de TI – entenda
A automação de processos de TI usa tecnologia para automatizar tarefas e processos repetitivos no setor de TI, tornando-os mais ágeis e reduzindo erros, comuns em atividades manuais.
Para isso, é necessário realizar o provisionamento, implementação de sistemas novos, supervisionar, realizar a manutenção dos sistemas já em operação, analisar informações, produzir relatórios, além de buscar melhorias contínuas.
Processos no setor logístico, transporte e cadeia de suprimentos que podem ser automatizados por TI
Veja abaixo como o setor logístico e transportes podem se beneficiar do uso de uma ferramenta completa e eficiente para automação de processos.
1. Gestão de Cargas
Permite monitorar as mercadorias em trânsito, em tempo real, usando sensores e sistemas de geolocalização para fornecer informações precisas sobre o local e o status das cargas.
2. Gestão de Estoque
Inclui o reabastecimento automático de mercadorias considerando níveis de estoque mínimos e máximos, evitando falta ou excesso de produtos.
3. Gerenciamento de Pedidos
A automação de processos permite o processamento de pedidos, desde a sua recepção até a sua entrega. Assim, é possível gerar etiquetas de envio, organizar os produtos no estoque e atualizar os clientes em relação ao status dos pedidos.
4. Roteirização e Gestão de Veículos
O setor de logística pode planejar rotas com rapidez e assertividade usando uma ferramenta que considere tráfego, condições meteorológicas e restrições de tempo de direção, entre outros fatores.
Além disso, as atualizações sobre as melhores rotas ocorrem em tempo real, facilitando a vida dos motoristas.
5. Gestão de Devoluções
Outra forma de adotar a automação de processos no setor logístico é na devolução de produtos.
Da solicitação até a autorização, bem como o envio das instruções de devolução, tudo é feito automaticamente, agilizando a resolução de problemas e melhorando a experiência do cliente.
6. Monitoramento de Condições de Transporte
A monitorização das condições de transporte, como temperatura e umidade, é outra possibilidade oferecida pela automação de processos.
Assim, produtos sensíveis, como alimentos perecíveis ou produtos farmacêuticos, podem ser transportados dentro das condições adequadas.
7. Previsão de Demanda e Planejamento de Estoques
Outro bom exemplo de automatização de processos para setor logístico é a análise de dados históricos e em tempo real.
Desse modo, é possível prever a demanda futura de produtos e realizar um planejamento preciso dos níveis de estoque – sem sobras e sem falta de produtos.
JobS Automation: solução para o setor logístico
Desenvolvido pela NGR Global, o JobS Automation é a solução que aumenta a eficiência operacional, reduz custos e acelera a entrega de produtos. Também permite tomar decisões com base em dados atualizados, oferecendo maior flexibilidade e elevando a experiência do cliente.
Confira, agora, como o JobS Automation pode ajudar na automação de processos!
- Automação de até 80% de processos
Com o JobS Automation, a empresa do setor logístico consegue ter maior controle de seus servidores, além de detectar problemas e resolução de incidentes. Com o monitoramento de grandes volumes de dados e processos críticos, essa detecção e correção ágil de problemas evita prejuízos. Não só financeiros, mas de imagem também.
- Solicitações de serviço muito mais práticas
Outro ponto positivo, é que as solicitações de serviço são muito mais práticas, agilizando o atendimento e evitando que caiam no esquecimento. Além disso, acompanha e registra cada solicitação, da abertura à conclusão, ajudando a entender a demanda e agir de modo estratégico.
- Transferência de dados com rastreabilidade
A automação de processos, também permite atividades de transferência de dados – dentro e fora da empresa. Sempre garantindo visibilidade, segurança, controle, graças à rastreabilidade de dados e monitoramento.
- Servidores/Dispositivos e Sites/Web Service
O JobS Automation pode ser usado em servidores e dispositivos, sendo aplicado a sites e web service. Assim, facilita a gestão de conexões de dados de forma centralizada e garante os controles de governança.
- Workflow dinâmico para fluxo de aprovação
Cada empresa tem suas características e necessidades, por isso nossa solução permite a criação de fluxos de trabalho personalizados, padronizando processos, ampliando a eficiência e otimizando tempo e recursos.
- Dashboards e relatórios ágeis e automáticos
Ao realizar a automação de processos do setor logístico com JobS Automation, a empresa acessa e analisa dados de modo fácil e ágil. Isso porque a ferramenta oferece relatórios diversos, incluindo painéis de dashboards de fácil visualização e entendimento.
Agora que você conhece todos os benefícios da automação de processos no setor logístico e sabe o que pode ser automatizado, conheça todas as funcionalidades do JobS Automation.